Para aqueles que acham que o transporte mais seguro do mundo √© o avi√£o, erraram longe, j√° que o avi√£o √© o 2¬ļ na lista de transportes mais seguros, no 1¬ļ lugar est√£o os elevadores.

E tamb√©m n√£o √© para menos, o elevador al√©m de ser o transporte mais seguro do mundo, √© tamb√©m um dos meios de transportes mais antigos registrados na hist√≥ria, as primeiras informa√ß√Ķes de deslocamentos verticais ascendentes que se tem not√≠cia √© no¬†in√≠cio da terceira dinastia (2788 a.C.) no Egito com a constru√ß√£o da primeira pir√Ęmide de pedra conhecida.

Na mesma √©poca, primitivos aparelhos j√° eram utilizados pelos sum√©rios na Mesopot√Ęmia para a constru√ß√£o de templos e torres gigantesca chamadas ziggourats. Durante a IV dinastia do Egito, por volta de 2580 a.C., foram constru√≠das as grandes pir√Ęmides na Plan√≠cie do Giza, nas quais datam marcas de ganchos do s√©culo VI a.C. indicando a utiliza√ß√£o de m√°quinas de eleva√ß√£o. Por volta de 1500 a.C., os eg√≠pcios iniciaram um projeto que tinha como objetivo, elevar as √°guas do Nilo atrav√©s de elevadores primitivos. Durante s√©culos, os elevadores foram sendo aperfei√ßoados de acordo com a √©poca, desde a tra√ß√£o animal at√© de pessoas principalmente de escravos e oper√°rios.

Depois os elevadores passaram a funcionar pela energia a vapor, principalmente no transporte de cargas, mesmo assim, os primeiros elevadores eram tão lentos que o passageiro demorava cerca de 2 minutos até chegar no oitavo andar. Somente na metade do século XVIII, é que Elis Graves Otis começou a divulgar o elevador para passageiros, e aos poucos foram sendo aperfeiçoados sistemas com novos mecanismos no transporte de passageiros, com a invenção do elevador de segurança.

Nos dias atuais existem elevadores que podem atingir velocidades incríveis como 550 m/min, comparado aos primeiros movidos a vapor, são 45 vezes mais rápidos.

No Brasil somente em 1918 começaram a fabricar elevadores, e não eram nem a vapor, muito menos a eletricidade, pois, era movido a cabineiro que ficava girando uma manivela para o elevador subir ou descer, inclusive as portas precisavam ser abertas e fechadas na mão.

Com o passar dos anos e com a construção de edifícios mais altos, o elevador movido a cabineiro foi substituído pelos sistemas elétricos e com uma novidade mais, bastava apertar um botão para chamar o elevador, pois, na época do cabineiro, era preciso gritar para o ascensorista ouvir.

Em seguida a evolução chegou com o Comando Automático Seletivo, dessa forma os elevadores começaram a trabalhar de maneira isolada, esta nova melhoria foi fundamental para facilitar o tráfego nos edifícios. O transporte mais seguro do mundo ganhava então outro aliado de força, a tecnologia proveniente da informática, assim, o atendimento aos andares começava a ser controlado, era a forma de evitar gastos de energia excessivos com idas e vindas desnecessárias.

Aos poucos o design dos elevadores foi progredindo com linhas mais modernas, requinte, sofisticação valorizando ainda, mais a arquitetura de cada edifício. Atualmente é possível controlar os elevadores através do computador da empresa via modem, isto facilita o diagnóstico de defeitos, já que podem ser acessados pelo computador, assim, a equipe para manutenção chega ao local rapidamente com a informação de onde está o defeito, diminuindo o tempo da mão de obra.

E por que, o transporte mais seguro do mundo é o elevador?

Tem gente que ainda, não gosta de andar de elevador, simplesmente por medo, mas, podem ficar tranquilos, pois, existem normas a serem cumpridas para tornar o elevador seguro, tais como prever medidas de adequação com relação aos componentes do elevador, requisitos de acessibilidade, tempo para renovação de peças, além de outras, tudo para que o transporte vertical seja realmente seguro

Além disso, o elevador é o transporte mais seguro do mundo, justamente por ser sustentado por 3 cabos de aço altamente resistentes, significa que mesmo que ocorra o rompimento de algum, ainda, haverá mais 2, e vice-versa, sem falar na trava, conhecida como limitador de velocidade, que é acionada automaticamente caso o veículo ultrapasse a velocidade normal evitando a queda

O fechamento de portas também é controlado para prevenir acidentes através do monitoramento feito pelos sensores e contatos elétricos, proporcionando maior segurança aos usuários, mas, para tudo isso, a manutenção preventiva deve estar sempre em dia, por isso, sempre contrate empresas de confiança e idoneidade no mercado.

0 coment√°rios

Trackbacks/Pingbacks

  1. Quais s√£p as maiores curiosidades sobre os elevadores | Elevacar Hidr√°ulico - […] que a seguran√ßa dos elevadores, √© vinte vezes maior que das escadas […]

Enviar um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o N√ļmero *

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site s√£o propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes p√ļblicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em dom√≠nio p√ļblico. Se algu√©m tiver qualquer objec√ß√£o √† exibi√ß√£o de qualquer imagem ou not√≠cias, deve trazer ao nosso conhecimento atrav√©s do e-mail (contato). O mesmo ser√° removido imediatamente, ap√≥s verifica√ß√£o do cr√©dito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus propriet√°rios. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utiliza√ß√£o das informa√ß√Ķes acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulga√ß√£o de informa√ß√£o, divers√£o e educa√ß√£o dos interessados. Medidas tomadas pelos usu√°rios s√£o de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instru√ß√Ķes presentes no manual ou certificado de garantia.

Publica√ß√Ķes Recentes

Recall Toyota. Quais os 4 carros convocados?

A Toyota do Brasil convoca os ve√≠culos dos modelos Hilux, SW4 e Prius para recall Toyota preventivo dos airbags. Existe a possibilidade de alguns dos sensores dos airbags apresentarem uma falha interna. Se isso ocorrer, a luz de advert√™ncia do airbag acender√° no painel do ve√≠culo , na hip√≥tese de um acidente que re√ļna

ler mais

Como é a nova versão de off-road da Ranger Raptor da Ford?

A Ford apresenta a Ranger Raptor. A nova vers√£o off-road de performance da picape inspirada na F-150 Raptor. Que ser√° produzida na Tail√Ęndia para os mercados da √Āsia-Pac√≠fico. Al√©m de estilo robusto. Marcado pela grade dianteira com o nome Ford em letras grandes e porte elevado. O ve√≠culo tem chassi, motor, suspens√£o

ler mais

Trem movido a energia solar. Como ele é?

O trem movido a energia solar √© um dos novos investimentos feitos na √ćndia. Visto que em 2016 o pa√≠s obteve novos recordes em projetos energ√©ticos de utiliza√ß√£o de fontes renov√°veis como a solar e a e√≥lica.O objetivo em utilizar a energia solar √© para modernizar e dar maior sustentabilidade para uma das infraestruturas

ler mais

Quando ser√° o curso gratuito do Meritor

A Meritor inicia este mês seu calendário de treinamentos sobre eixos diferenciais. Assim como os outros anos, o objetivo é atender as necessidades dos seus clientes. Mostrando a melhor forma de utilizar seus componentes.

Na pr√°tica, o programa visa capacitar os participantes a executar corretamente a manuten√ß√£o dos …

ler mais

Como aumentar o n√ļmero de clientes com a Ruidcar

O sonho de toda oficina mec√Ęnica n√£o importa o tamanho, √© faturar muito. E ter lista de espera de clientes que aguardam uma vaga para consertar o carro. Com a Ruidcar, voc√™ ir√° conseguir esse sonho para voc√™ facilmente. Esse sonho parece poss√≠vel para voc√™? Ter uma carteira de clientes t√£o grande aguardando pelos …

ler mais

Curso de mec√Ęnica da Audi. Como participar?

A Audi do Brasil come√ßa neste m√™s as aulas da nova turma do curso de ‚ÄėManuten√ß√£o de Mec√Ęnica Veicular‚Äô. Realizado em parceria com a Funda√ß√£o Projeto Pescar. A a√ß√£o, que teve in√≠cio em 2017 em S√£o Paulo, capacita jovens em situa√ß√£o de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. Com 360 inscritos, a procura pelo

ler mais

Porque n√£o se deve beber √°gua da garrafa deixada no carro

Pode-se beber a √°gua da garrafinha pl√°stica deixada no carro? Nesses tempos que tudo gira em torno que cada um precisa fazer sua parte na reciclagem. Pensar em reutilizar a garrafa de √°gua in√ļmeras vezes, seria ajudar de fato a m√£e natureza. Mas, e a sa√ļde, como fica?

Pois é isso, esse assunto dá muito o que discutir

ler mais

Start-stop, o que é e como funciona?

Start-stop é um sistema que vem programado para desligar o motor sozinho sempre que o veículo parar em congestionamentos, semáforo fechado, entre outros.
Até pouco tempo quando o assunto era Start-stop, significava que estavam se referindo a carros importados. Com o avanço da tecnologia automotiva o sistema Star-stop

ler mais

Como ganhar na promoção de revisão da Toyota

A Toyota do Brasil est√° realizando uma promo√ß√£o especial,¬† Revis√£o de F√©rias. At√© 28 de fevereiro, os propriet√°rios de ve√≠culos Toyota que realizarem servi√ßos em qualquer concession√°ria da marca concorrer√£o a brindes instant√Ęneos, descontos em servi√ßos e/ou acess√≥rios, al√©m de concorrer a uma viagem com acompanhante…

ler mais