A import√Ęncia do p√≥s-atendimento come√ßa no momento em que o cliente entra pela 1 ¬™ vez em seu estabelecimento, seja uma loja, boutique, oficina, sal√£o de cabeleireiros, empresa, n√£o importa. √Č ali, naquela fra√ß√£o de segundos em que recebe o olhar atento do sorridente vendedor, ou, da recepcionista, onde √© determinado se ter√° ou n√£o um bom atendimento voltado para a satisfa√ß√£o do produto/servi√ßo oferecido, al√©m da qualidade e pontualidade.

Sempre deve-se levar em conta que a empresa, ou propriet√°rio precisa qualificar bem seus funcion√°rios, pois, s√£o os respons√°veis em passar a primeira imagem ao novo cliente que muitas vezes quer apenas tirar d√ļvidas, para se sentir seguro e concretizar a compra.

Veja também como ganhar clientes clicando aqui

Fonte:¬†blog.sigecloud.com.br¬†acessado em 12/04/2017 ”¬†P√ďS-VENDA: MELHORE SEU ATENDIMENTO COM ESTAS DICAS ”

Como é que a empresa vai saber se o atendimento ao cliente está dentro do patamar esperado, se foi bom o suficiente para que retorne?

A resposta nesse caso √© simples, √© onde entra a import√Ęncia do p√≥s-atendimento, basta fazer uma pesquisa de satisfa√ß√£o ao cliente. O que mais implica na import√Ęncia do p√≥s-atendimento, n√£o √© apenas a desenvoltura e estrat√©gia do vendedor, pesa na balan√ßa tamb√©m a pontualidade na entrega, a satisfa√ß√£o com o produto/servi√ßo, uma pesquisa por telefone, ou pessoalmente quando poss√≠vel, √© a maneira ideal para saber qual o tamanho da satisfa√ß√£o dele.

A empresa pode mostrar credibilidade e seriedade aos clientes através de pesquisas que indicam o grau de satisfação, de 1 a 5 por exemplo.

Nota 5 = ótimo, nesse caso, não há o que questionar. Sendo nota abaixo de 4, é o momento de descobrir onde estão pecando, e onde desagradou.

 

Fonte: www.onovogestor.com.br¬†acessado em 12/04/2017 ”¬†A IMPORT√āNCIA DO P√ďS-VENDA PARA FIDELIZAR OS CLIENTES ”

Durante uma pesquisa, o cliente precisa ter o espaço para elogios e criticas, assim, como apontar o que não agradou, e essas críticas construtivas, é como um Raio-X que passa sobre a empresa em todos os setores mostrando o que precisa ser melhorado, modificado, extinto, de acordo com a visão dos clientes.

E como cliente satisfeito é cliente garantido, todo esforço vale a pena, então, tenha certeza do cliente saber sobre as mudanças que pretende fazer em cima da pesquisa do pós-atendimento, esta é uma maneira de fidelizá-lo, pois, ele falou, foi ouvido e o melhor, atendido, essa satisfação, com certeza, é o retorno certo.

√Č interessante que na pesquisa no p√≥s-atendimento, entre perguntas desde o atendimento at√© o servi√ßo prestado, se as pe√ßas recebidas estavam bem-acondicionadas, eram resistentes, fr√°geis, bom manuseio, prazo de f√°brica suficiente, entrega no prazo, entre outras.

Na verdade as perguntas devem come√ßar desde o primeiro contato, at√© a entrega final do material, e no caso de servi√ßos prestados, na qualidade destes, sem prolongar nas quest√Ķes, pois, n√£o tem nada mais estressante que um question√°rio com mais de 10 perguntas.

Fonte: www.profissionaldeecommerce.com.br acessado em 12/04/2017 ”¬†4 dicas para um √≥timo atendimento p√≥s-venda ”

O mais importante √© considerar que o cliente tem raz√£o sempre, e como √© o respons√°vel pelo faturamento da empresa, jamais deve ficar insatisfeito com algo, at√© mesmo se reclamar que n√£o serviam caf√©, porque este tipo de servi√ßo n√£o era mesmo oferecido, √© pedir mil desculpas e confirmar que na pr√≥xima vez, sem d√ļvida, ter√°.

A pesquisa sobre a import√Ęncia do p√≥s-atendimento pode ser feito atrav√©s de e-mail pessoal do cliente, ou Whatsapp. J√° pelo telefone √© preciso que considere que o cliente dificilmente ter√° tempo para responder, por, isso, pode n√£o ser muito vi√°vel, apesar de mais pessoal.

Vale ressaltar que um p√≥s atendimento bem-feito, inclui fazer pr√© agenda com o cliente para lembr√°-lo de novas aquisi√ß√Ķes, para saber se ainda, tem satisfa√ß√£o do produto ou servi√ßo, e claro, mant√™-lo informado sobre novidades e at√© promo√ß√Ķes de pe√ßas ou servi√ßos.

Enviar materiais com informa√ß√Ķes relevantes, em seguida ligar para ele, √© outro meio de lembr√°-lo que √© hora de renovar o pedido, e caso esteja sem tempo para ir at√© a empresa, ou, oficina, √© s√≥ improvisar e enviar algu√©m para buscar seu pedido, ou, se for o caso, buscar o carro para levar ao centro automotivo.

O importante é não descartar a possibilidade de uma nova venda, e usar os trunfos que tiver a mão, tudo para fidelizar o cliente, até caso sua empresa esteja com uma peça em falta que ele queira, vale a pena comprar no concorrente para atender seu pedido, assim, não dá chance de conhecer a concorrência.

Outro diferencial para cativar e fidelizar o cliente é, sempre que telefonar, fale em tom informal, e deixe que ele grave seu nome primeiro, em seguida fale o nome da empresa.

√öltima dica, todo cliente gosta de ser paparicado, mas, n√£o de puxa sacos, ent√£o nada de exageros.

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site s√£o propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes p√ļblicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em dom√≠nio p√ļblico. Se algu√©m tiver qualquer objec√ß√£o √† exibi√ß√£o de qualquer imagem ou not√≠cias, deve trazer ao nosso conhecimento atrav√©s do e-mail (contato). O mesmo ser√° removido imediatamente, ap√≥s verifica√ß√£o do cr√©dito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus propriet√°rios. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utiliza√ß√£o das informa√ß√Ķes acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulga√ß√£o de informa√ß√£o, divers√£o e educa√ß√£o dos interessados. Medidas tomadas pelos usu√°rios s√£o de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instru√ß√Ķes presentes no manual ou certificado de garantia.

4 Coment√°rios

    • 2e4rodas hulk

      Obrigado Rafael.
      Que bom que você aprovou. Por favor, compartilhe com seus amigos.
      Outros, assim como você também irão gostar.
      Toda semana tem matéria nova.
      Abraços
      Equipe 2e4Rodas

      Responder
  1. Rafaela Silva

    Eu acho que as empresas deveriam investir mais em capacitação dos vendedores, pois realmente como foi dito no artigo eles são responsáveis pela primeira impressão do cliente em relação a empresa.

    Responder
  2. Jo√£o Pedro

    Um bom atendimento é muito importante para qualquer negócio!
    muito bom seu artigo!

    Responder

Enviar um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o N√ļmero *

Publica√ß√Ķes Recentes

Recall Toyota. Quais os 4 carros convocados?

A Toyota do Brasil convoca os ve√≠culos dos modelos Hilux, SW4 e Prius para recall Toyota preventivo dos airbags. Existe a possibilidade de alguns dos sensores dos airbags apresentarem uma falha interna. Se isso ocorrer, a luz de advert√™ncia do airbag acender√° no painel do ve√≠culo , na hip√≥tese de um acidente que re√ļna

ler mais

Como é a nova versão de off-road da Ranger Raptor da Ford?

A Ford apresenta a Ranger Raptor. A nova vers√£o off-road de performance da picape inspirada na F-150 Raptor. Que ser√° produzida na Tail√Ęndia para os mercados da √Āsia-Pac√≠fico. Al√©m de estilo robusto. Marcado pela grade dianteira com o nome Ford em letras grandes e porte elevado. O ve√≠culo tem chassi, motor, suspens√£o

ler mais

Trem movido a energia solar. Como ele é?

O trem movido a energia solar √© um dos novos investimentos feitos na √ćndia. Visto que em 2016 o pa√≠s obteve novos recordes em projetos energ√©ticos de utiliza√ß√£o de fontes renov√°veis como a solar e a e√≥lica.O objetivo em utilizar a energia solar √© para modernizar e dar maior sustentabilidade para uma das infraestruturas

ler mais

Quando ser√° o curso gratuito do Meritor

A Meritor inicia este mês seu calendário de treinamentos sobre eixos diferenciais. Assim como os outros anos, o objetivo é atender as necessidades dos seus clientes. Mostrando a melhor forma de utilizar seus componentes.

Na pr√°tica, o programa visa capacitar os participantes a executar corretamente a manuten√ß√£o dos …

ler mais

Como aumentar o n√ļmero de clientes com a Ruidcar

O sonho de toda oficina mec√Ęnica n√£o importa o tamanho, √© faturar muito. E ter lista de espera de clientes que aguardam uma vaga para consertar o carro. Com a Ruidcar, voc√™ ir√° conseguir esse sonho para voc√™ facilmente. Esse sonho parece poss√≠vel para voc√™? Ter uma carteira de clientes t√£o grande aguardando pelos …

ler mais

Curso de mec√Ęnica da Audi. Como participar?

A Audi do Brasil come√ßa neste m√™s as aulas da nova turma do curso de ‚ÄėManuten√ß√£o de Mec√Ęnica Veicular‚Äô. Realizado em parceria com a Funda√ß√£o Projeto Pescar. A a√ß√£o, que teve in√≠cio em 2017 em S√£o Paulo, capacita jovens em situa√ß√£o de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. Com 360 inscritos, a procura pelo

ler mais

Porque n√£o se deve beber √°gua da garrafa deixada no carro

Pode-se beber a √°gua da garrafinha pl√°stica deixada no carro? Nesses tempos que tudo gira em torno que cada um precisa fazer sua parte na reciclagem. Pensar em reutilizar a garrafa de √°gua in√ļmeras vezes, seria ajudar de fato a m√£e natureza. Mas, e a sa√ļde, como fica?

Pois é isso, esse assunto dá muito o que discutir

ler mais

Start-stop, o que é e como funciona?

Start-stop é um sistema que vem programado para desligar o motor sozinho sempre que o veículo parar em congestionamentos, semáforo fechado, entre outros.
Até pouco tempo quando o assunto era Start-stop, significava que estavam se referindo a carros importados. Com o avanço da tecnologia automotiva o sistema Star-stop

ler mais

Como ganhar na promoção de revisão da Toyota

A Toyota do Brasil est√° realizando uma promo√ß√£o especial,¬† Revis√£o de F√©rias. At√© 28 de fevereiro, os propriet√°rios de ve√≠culos Toyota que realizarem servi√ßos em qualquer concession√°ria da marca concorrer√£o a brindes instant√Ęneos, descontos em servi√ßos e/ou acess√≥rios, al√©m de concorrer a uma viagem com acompanhante…

ler mais