A importância do pós-atendimento começa no momento em que o cliente entra pela 1 ª vez em seu estabelecimento, seja uma loja, boutique, oficina, salão de cabeleireiros, empresa, não importa. É ali, naquela fração de segundos em que recebe o olhar atento do sorridente vendedor, ou, da recepcionista, onde é determinado se terá ou não um bom atendimento voltado para a satisfação do produto/serviço oferecido, além da qualidade e pontualidade.

Sempre deve-se levar em conta que a empresa, ou proprietário precisa qualificar bem seus funcionários, pois, são os responsáveis em passar a primeira imagem ao novo cliente que muitas vezes quer apenas tirar dúvidas, para se sentir seguro e concretizar a compra.

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Fonte: blog.sigecloud.com.br acessado em 12/04/2017 ” PÓS-VENDA: MELHORE SEU ATENDIMENTO COM ESTAS DICAS ”

Como é que a empresa vai saber se o atendimento ao cliente está dentro do patamar esperado, se foi bom o suficiente para que retorne?

A resposta nesse caso é simples, é onde entra a importância do pós-atendimento, basta fazer uma pesquisa de satisfação ao cliente. O que mais implica na importância do pós-atendimento, não é apenas a desenvoltura e estratégia do vendedor, pesa na balança também a pontualidade na entrega, a satisfação com o produto/serviço, uma pesquisa por telefone, ou pessoalmente quando possível, é a maneira ideal para saber qual o tamanho da satisfação dele.

A empresa pode mostrar credibilidade e seriedade aos clientes através de pesquisas que indicam o grau de satisfação, de 1 a 5 por exemplo.

Nota 5 = ótimo, nesse caso, não há o que questionar. Sendo nota abaixo de 4, é o momento de descobrir onde estão pecando, e onde desagradou.

 

Fonte: www.onovogestor.com.br acessado em 12/04/2017 ” A IMPORTÂNCIA DO PÓS-VENDA PARA FIDELIZAR OS CLIENTES ”

Durante uma pesquisa, o cliente precisa ter o espaço para elogios e criticas, assim, como apontar o que não agradou, e essas críticas construtivas, é como um Raio-X que passa sobre a empresa em todos os setores mostrando o que precisa ser melhorado, modificado, extinto, de acordo com a visão dos clientes.

E como cliente satisfeito é cliente garantido, todo esforço vale a pena, então, tenha certeza do cliente saber sobre as mudanças que pretende fazer em cima da pesquisa do pós-atendimento, esta é uma maneira de fidelizá-lo, pois, ele falou, foi ouvido e o melhor, atendido, essa satisfação, com certeza, é o retorno certo.

É interessante que na pesquisa no pós-atendimento, entre perguntas desde o atendimento até o serviço prestado, se as peças recebidas estavam bem-acondicionadas, eram resistentes, frágeis, bom manuseio, prazo de fábrica suficiente, entrega no prazo, entre outras.

Na verdade as perguntas devem começar desde o primeiro contato, até a entrega final do material, e no caso de serviços prestados, na qualidade destes, sem prolongar nas questões, pois, não tem nada mais estressante que um questionário com mais de 10 perguntas.

Fonte: www.profissionaldeecommerce.com.br acessado em 12/04/2017 ” 4 dicas para um ótimo atendimento pós-venda ”

O mais importante é considerar que o cliente tem razão sempre, e como é o responsável pelo faturamento da empresa, jamais deve ficar insatisfeito com algo, até mesmo se reclamar que não serviam café, porque este tipo de serviço não era mesmo oferecido, é pedir mil desculpas e confirmar que na próxima vez, sem dúvida, terá.

A pesquisa sobre a importância do pós-atendimento pode ser feito através de e-mail pessoal do cliente, ou Whatsapp. Já pelo telefone é preciso que considere que o cliente dificilmente terá tempo para responder, por, isso, pode não ser muito viável, apesar de mais pessoal.

Vale ressaltar que um pós atendimento bem-feito, inclui fazer pré agenda com o cliente para lembrá-lo de novas aquisições, para saber se ainda, tem satisfação do produto ou serviço, e claro, mantê-lo informado sobre novidades e até promoções de peças ou serviços.

Enviar materiais com informações relevantes, em seguida ligar para ele, é outro meio de lembrá-lo que é hora de renovar o pedido, e caso esteja sem tempo para ir até a empresa, ou, oficina, é só improvisar e enviar alguém para buscar seu pedido, ou, se for o caso, buscar o carro para levar ao centro automotivo.

O importante é não descartar a possibilidade de uma nova venda, e usar os trunfos que tiver a mão, tudo para fidelizar o cliente, até caso sua empresa esteja com uma peça em falta que ele queira, vale a pena comprar no concorrente para atender seu pedido, assim, não dá chance de conhecer a concorrência.

Outro diferencial para cativar e fidelizar o cliente é, sempre que telefonar, fale em tom informal, e deixe que ele grave seu nome primeiro, em seguida fale o nome da empresa.

Última dica, todo cliente gosta de ser paparicado, mas, não de puxa sacos, então nada de exageros.

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4 Comentários

    • 2e4rodas hulk

      Obrigado Rafael.
      Que bom que você aprovou. Por favor, compartilhe com seus amigos.
      Outros, assim como você também irão gostar.
      Toda semana tem matéria nova.
      Abraços
      Equipe 2e4Rodas

      Responder
  1. Rafaela Silva

    Eu acho que as empresas deveriam investir mais em capacitação dos vendedores, pois realmente como foi dito no artigo eles são responsáveis pela primeira impressão do cliente em relação a empresa.

    Responder
  2. João Pedro

    Um bom atendimento é muito importante para qualquer negócio!
    muito bom seu artigo!

    Responder

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