O óleo do motor é fundamental para que as peças metálicas internas não sofram atritos, senão o desgaste poderia levar a danos sérios e bem caros, por isso, é tão importante, e sendo um produto altamente necessário, seria interessante saber também, qual a composição do lubrificante?

O lubrificante ou óleo para carro é encontrado em 3 tipos diferentes. E são os seguintes:

  • Mineral;
  • Semissint√©tico;
  • Sint√©tico;

Na composição do lubrificante existem pelo menos 2 componentes em comum, o óleo de base conhecido como Basestock, e os aditivos.

O Basestock comp√Ķe a maior parte do √≥leo e representa a ess√™ncia do lubrificante. √Č formado por in√ļmeros tipos de hidrocarbonetos de cadeia longa (alif√°ticos e arom√°ticos, de 15 a 50 carbonos), aditivos de lubrifica√ß√£o, alguns metais (alum√≠nio, b√°rio, f√≥sforo, zinco e ars√™nico, dentre outros) e outros diversos compostos org√Ęnicos e inorg√Ęnicos variados (sendo alguns bem t√≥xicos como benzeno, tolueno, xileno e etilbenzeno).

Os hidrocarbonetos são as moléculas que dão a propriedade lubrificante ao óleo o qual é constituído por cadeias de átomos de carbono e hidrogênio ligados em série, e quanto maior for a cadeia de carbono, mais viscoso/sólido é o elemento. Já os aditivos são utilizados para melhorar mais as qualidades positivas e procuram minimizar as qualidades negativas que possam existir num determinado Basestock. Na composição do lubrificante além do Basestock, são utilizados vários tipos de aditivos. Os principais são:

  • Anticorrosivos;
  • Antiespumantes;
  • Detergente dispersante;
  • Melhoradores do √ćndice de Viscosidade;
  • Agentes de extrema press√£o;

O √≥leo mineral √© refinado do petr√≥leo bruto o qual √© extra√≠do de po√ßos naturais subterr√Ęneos, e utilizado como lubrificante desde 1910. Ap√≥s, ser recuperado, passa v√°rias vezes pelo processo de purifica√ß√£o no refino para melhorar a qualidade de lubrifica√ß√£o, mesmo porque apresenta mais elementos contaminantes que os outros 2 tipos.

Vale frisar que existem lubrificantes no mercado tão puros e refinados que poderiam ser classificados como sintéticos, só que na realidade não são verdadeiros, pois, na composição tem óleo de base mineral, e embora não seja considerado óleo mineral, são conhecidos como semissintéticos.

O processo de refinamento intenso que o óleo mineral pode ser submetido é chamado de hidrocraqueamento que altera a estrutura de várias moléculas do óleo mineral pela quebra e fragmentação em diferentes estruturas moleculares muito mais estáveis.

O resultado é uma Basestock com maior estabilidade térmica e oxidativa, além de melhorar a capacidade em manter a viscosidade adequada como acontece nos óleos, mineral (Helix HX3), semissintético (HX7) e sintético (Ultra) produzidos pela Shell, a diferença é justamente nos códigos de viscosidade que apresenta poucos contaminantes e elevado desempenho.

Para a fabrica√ß√£o do lubrificante sint√©tico, a parte mais importante √© a escolha de qual ser√° a subst√Ęncia lubrificante final, e para isso, s√£o feitas pesquisas para determinar quais as caracter√≠sticas que o lubrificante deve ter, ap√≥s todo o processo √© que a fabrica√ß√£o come√ßa propriamente dito.

No caso de materiais sint√©ticos, hidrocarbonetos de baixo peso molecular s√£o quimicamente reagidos em laborat√≥rio para produzir materiais de maior peso molecular, com propriedades de lubrifica√ß√£o espec√≠ficas, por isso, n√£o h√° necessidade de separar a Basestock em fra√ß√Ķes de diferentes pesos moleculares, e nem √© preciso extrair contaminantes, pois esse tipo de √≥leo n√£o tem.

Lubrificantes sint√©ticos fabricados desta forma ter√£o os mesmos benef√≠cios que os √≥leos minerais, apresentando √≥timo desempenho em alta ou baixa temperatura, melhor estabilidade oxidativa e t√©rmica, sendo que a maior caracter√≠stica √© a diminui√ß√£o de atrito e maior vida √ļtil do motor. Esses lubrificantes geralmente s√£o os mais caros, ideais para utilizar em carros novos, ou, em motores de ve√≠culos de alta performance como Ferrari, Porche, entre outros, que trabalham em temperaturas e RPM muito elevadas

2 Coment√°rios

    • 2e4rodas hulk

      Obrigado Luiz.
      Se tiver curiosidade e outro tema ou se faltou algo, nos informe que estaremos confeccionando outro artigo para sanar suas d√ļvidas.

      Responder

Enviar um coment√°rio

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Digite o N√ļmero *

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site s√£o propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes p√ļblicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em dom√≠nio p√ļblico. Se algu√©m tiver qualquer objec√ß√£o √† exibi√ß√£o de qualquer imagem ou not√≠cias, deve trazer ao nosso conhecimento atrav√©s do e-mail (contato). O mesmo ser√° removido imediatamente, ap√≥s verifica√ß√£o do cr√©dito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus propriet√°rios. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utiliza√ß√£o das informa√ß√Ķes acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulga√ß√£o de informa√ß√£o, divers√£o e educa√ß√£o dos interessados. Medidas tomadas pelos usu√°rios s√£o de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instru√ß√Ķes presentes no manual ou certificado de garantia.

Publica√ß√Ķes Recentes

Recall Toyota. Quais os 4 carros convocados?

A Toyota do Brasil convoca os ve√≠culos dos modelos Hilux, SW4 e Prius para recall Toyota preventivo dos airbags. Existe a possibilidade de alguns dos sensores dos airbags apresentarem uma falha interna. Se isso ocorrer, a luz de advert√™ncia do airbag acender√° no painel do ve√≠culo , na hip√≥tese de um acidente que re√ļna

ler mais

Como é a nova versão de off-road da Ranger Raptor da Ford?

A Ford apresenta a Ranger Raptor. A nova vers√£o off-road de performance da picape inspirada na F-150 Raptor. Que ser√° produzida na Tail√Ęndia para os mercados da √Āsia-Pac√≠fico. Al√©m de estilo robusto. Marcado pela grade dianteira com o nome Ford em letras grandes e porte elevado. O ve√≠culo tem chassi, motor, suspens√£o

ler mais

Trem movido a energia solar. Como ele é?

O trem movido a energia solar √© um dos novos investimentos feitos na √ćndia. Visto que em 2016 o pa√≠s obteve novos recordes em projetos energ√©ticos de utiliza√ß√£o de fontes renov√°veis como a solar e a e√≥lica.O objetivo em utilizar a energia solar √© para modernizar e dar maior sustentabilidade para uma das infraestruturas

ler mais

Quando ser√° o curso gratuito do Meritor

A Meritor inicia este mês seu calendário de treinamentos sobre eixos diferenciais. Assim como os outros anos, o objetivo é atender as necessidades dos seus clientes. Mostrando a melhor forma de utilizar seus componentes.

Na pr√°tica, o programa visa capacitar os participantes a executar corretamente a manuten√ß√£o dos …

ler mais

Como aumentar o n√ļmero de clientes com a Ruidcar

O sonho de toda oficina mec√Ęnica n√£o importa o tamanho, √© faturar muito. E ter lista de espera de clientes que aguardam uma vaga para consertar o carro. Com a Ruidcar, voc√™ ir√° conseguir esse sonho para voc√™ facilmente. Esse sonho parece poss√≠vel para voc√™? Ter uma carteira de clientes t√£o grande aguardando pelos …

ler mais

Curso de mec√Ęnica da Audi. Como participar?

A Audi do Brasil come√ßa neste m√™s as aulas da nova turma do curso de ‚ÄėManuten√ß√£o de Mec√Ęnica Veicular‚Äô. Realizado em parceria com a Funda√ß√£o Projeto Pescar. A a√ß√£o, que teve in√≠cio em 2017 em S√£o Paulo, capacita jovens em situa√ß√£o de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. Com 360 inscritos, a procura pelo

ler mais

Porque n√£o se deve beber √°gua da garrafa deixada no carro

Pode-se beber a √°gua da garrafinha pl√°stica deixada no carro? Nesses tempos que tudo gira em torno que cada um precisa fazer sua parte na reciclagem. Pensar em reutilizar a garrafa de √°gua in√ļmeras vezes, seria ajudar de fato a m√£e natureza. Mas, e a sa√ļde, como fica?

Pois é isso, esse assunto dá muito o que discutir

ler mais

Start-stop, o que é e como funciona?

Start-stop é um sistema que vem programado para desligar o motor sozinho sempre que o veículo parar em congestionamentos, semáforo fechado, entre outros.
Até pouco tempo quando o assunto era Start-stop, significava que estavam se referindo a carros importados. Com o avanço da tecnologia automotiva o sistema Star-stop

ler mais

Como ganhar na promoção de revisão da Toyota

A Toyota do Brasil est√° realizando uma promo√ß√£o especial,¬† Revis√£o de F√©rias. At√© 28 de fevereiro, os propriet√°rios de ve√≠culos Toyota que realizarem servi√ßos em qualquer concession√°ria da marca concorrer√£o a brindes instant√Ęneos, descontos em servi√ßos e/ou acess√≥rios, al√©m de concorrer a uma viagem com acompanhante…

ler mais