O sistema hidráulico é utilizado para produzir movimento e força que são criados a partir da pressurização de um fluído, dando origem a força mecânica, gerando ainda, força linear nos cilindros, ou, força angular nos motores. As partes que integram o sistema hidráulico também chamado de circuito, são:

  • Uma bomba, a qual é utilizada para fazer a compressão do fluído transportado através de tubulações, e levado até o cilindro;
  • O motor e o transportador utilizado para fazer o movimento, e o resultado deste processo é a criação de um tipo ou mais de forças diferentes;
  • O cilindro hidráulico tem como função transformar força, potência ou energia hidráulica em força, potência ou energia mecânica.

Fonte: www.industriahoje.com.br acessado em 05/03/2017 ” O que é e como funciona um motor hidráulico? ”

Ambas forças produzidas pelo sistema hidráulico podem ser utilizadas para gerando força e velocidade com exatidão, e por isso que funcionam vários tipos de maquinários e equipamentos pesados, como elevadores, tratores, colheitadeiras, macaco hidráulico, portões em navios, aviões, guindastes, escavadoras, entre outros utilizados na construção, agricultura e indústria naval. A bomba hidráulica juntamente com o cilindro hidráulico forma componente principal do sistema hidráulico, esse conjunto é responsável para o bom funcionamento de cada equipamento seja qual for o tamanho.

Trocando em miúdos, os sistemas hidráulicos são utilizados em trabalhos mecânicos pesados por possuírem maior precisão, potência e versatilidade.

Fonte: sigmatreinamentos.com.br acessado em 05/04/2017 ” Produtividade na Escavação e Transporte na Mineração ”

Entenda melhor como funciona o sistema hidráulico

Independente do tamanho e da potência do equipamento como um elevador por exemplo, o sistema hidráulico é formado pela bomba hidráulica, responsável pela vazão, e pelo atuador hidráulico, o qual é responsável pela ação mecânica, em resposta à pressão.

No caso do cilindro hidráulico, é um equipamento com um êmbolo igual a uma seringa de injeção, a qual funciona através de movimentos de vaivém devido a ação do fluido hidráulico, introduzido pela bomba hidráulica. Veja no vídeo a seguir:

Fonte: Canal TeamGorilla18 acessado em 05/04/2017 ” Stuck Trackhoe Excavator Buried Rental Disaster Caterpillar Part 1… ”

Além disso, tem o pistão com anéis deslizantes e vedações próprias para impedir a saída do fluido para outras partes, que permanece ligado com o arranjo de montagem adequado, produzindo dessa maneira o movimento para a parte móvel da máquina no transporte ou sustentação de carga.

Geralmente o fluído utilizado no sistema hidráulico é óleo hidráulico mineral, e quando a bomba direciona o óleo para dentro da câmara do pistão, do lado da tampa, o pistão é levantado, e quando o óleo é direcionado para o outro lado, o pistão é empurrado para baixo. É dessa maneira que o sistema hidráulico funciona gerando força através desse fluido sem que haja redução de volume.

Vale frisar que cargas mais pesadas podem ser levantadas facilmente por uma força relativamente menor, basta que sejam utilizados pistões de diferentes áreas de superfície para gerar a multiplicação de força.

Fonte: canal Auto Center acessado em 05/04/2017 ” A força de um Hidráulico ”

Nota Imagens meramente ilustrativas. Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site são propriedade da Hulk Equipamentos Automotivos Ltda ou do criador original do material, estas imagens foram coletadas de diversas fontes públicas, incluindo sites diferentes, considerando a possibilidade de estar em domínio público. Se alguém tiver qualquer objecção à exibição de qualquer imagem ou notícias, deve trazer ao nosso conhecimento através do e-mail (contato). O mesmo será removido imediatamente, após verificação do crédito. Todas as Marcas e nomes pertencem aos seus proprietários. Outros nomes e marcas podem ser de propriedade de outras empresas. Declinamos toda e qualquer responsabilidade legal advinda da utilização das informações acessadas nos nossos sites que tem por objetivo a divulgação de informação, diversão e educação dos interessados. Medidas tomadas pelos usuários são de sua inteira responsabilidade. Reiteramos que orientamos sempre a consultar e seguir as instruções presentes no manual ou certificado de garantia.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Contato Segurança *

Publicações Recentes

Novas Taxas de Serviços do Detran-SP

TAXAS DE SERVIÇOS - VEÍCULOS - 2017 Outros Serviços   Valor Identificador Transferência de Propriedade (  ) R$ 193,04 RENAVAM Transferência de Propriedade + Licenciamento (  ) R$ 278,28 RENAVAM Licenciamento - CRLV...

ler mais

Portaria Detran.SP Nº 69, de 24 de março de 2017

DOE EM 28/03/2017 O Diretor Presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo - Detran-SP, Considerando os incisos III e X, do artigo 22, da Lei 9.503, de 23-09-1997; Considerando o disposto no artigo 6º, inciso IV, alínea "b", da Portaria...

ler mais

O incrível carro caranguejo

Com o aumento da frota de veículos, está cada vez mais difícil estacionar nos centros das cidades, mas os engenheiros alemães do Centro de Robótica DFKI, da cidade de Bremen, apresentaram uma solução inovadora:

ler mais